Acupuntura ou dry needling no controle da dor orofacial?

Authors

  • Camilla de Aguiar Universidade Federal de Pernambuco
  • Victor Leonardo de Melo Universidade Federal de Pernambuco
  • Jussara Diana de Melo Universidade Federal de Pernambuco
  • Milena Pinheiro Universidade Federal de Pernambuco
  • José Leonardo Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • Arnaldo Caldas Júnior Universidade Federal de Pernambuco
  • Ricardo Eugenio de Melo Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.48208/HeadacheMed.2020.Supplement.80

Keywords:

Português

Abstract

Introdução
A acupuntura é uma técnica milenar da medicina tradicional chinesa, uma forma de medicina alternativa e um ramo da medicina tradicional chinesa no qual finas agulhas são inseridas no corpo do paciente de acordo com um fluxo de energia que é definido como meridianos corporais. Já o dry needling ou agulhamento a seco foi desenvolvido nos Estados Unidos em 1940 graças aos estudos aplicados de Janet Travell, o qual utiliza de agulhamento em pontos de tesão corporal para diminuição da sintomatologia dolorosa.
Material e Métodos
Revisão de literatura, utilizando a base de dados Embase, Scielo e pubmed, utilizando os descritores: Medicina Tradicional Chinesa, Acupuntura, Dor Facial, Agulhamento seco. Utilizou- se restrição temporal de 2016 a 2020 com artigos na língua inglesa como critérios de inclusão e critérios de exclusão foram excluídos os trabalhos que não tinham correlação a temática estudada.
Resultados
O agulhamento seco é uma técnica caracterizada pela inserção de uma agulha filamentar sólida, sem medicação, através da pele, para tratar várias disfunções, incluindo – mas não se limitando – a dor miofacial. Essa técnica tem como objetivo desativar fibras musculares tensas que geram dor. O seu conhecimento mais importante encontra-se na anatomia e fisiologia muscular e na compreensão da formação dos “pontos-gatilho”. A acupuntura visa o reequilíbrio energético através da harmonização do funcionamento dos órgãos internos, e com isso é capaz de melhorar dores sejam estas musculares ou não, além de outras muitas doenças. Já o Dry Needling visa diminuir a dor muscular que angustia o paciente. As únicas semelhanças entre a acupuntura e o Dry Needling se encontram na utilização do mesmo tipo de agulha e no efeito mecânico que a mesma exerce sobre o músculo, aumentando a circulação sanguínea.
Conclusão
Com essa revisão de literatura conclui-se que tanto o uso da acupuntura como do agulhamento seco são utilizados como controle da dor orofacial, tendo diferenças em suas aplicações e durabilidades. Então cabe ao profissional saber qual melhor técnica aplicar para melhorar a sintomatologia dolorosa de casa paciente.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

2020-11-30

How to Cite

1.
Aguiar C de, Melo VL de, Melo JD de, Pinheiro M, Souza JL, Caldas Júnior A, Melo RE de. Acupuntura ou dry needling no controle da dor orofacial?. Headache Med [Internet]. 2020 Nov. 30 [cited 2024 Mar. 28];11(Supplement):80. Available from: https://headachemedicine.com.br/index.php/hm/article/view/167

Issue

Section

Abstracts

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)