POLÍTICA EDITORIAL

A revista Headache Medicine se posiciona claramente quanto a sua política editorial, descrevendo a seguir as responsabilidades devidas aos editores, revisores e autores. Reunimos também aqui as informações sobre o processo de revisão dos manuscritos; sobre ética, plágio e má conduta; além das diretrizes e recomendações para garantir a qualidade das publicações.

As responsabilidades dos editores são : dar todas as condições e garantir a transparência de todo o processo editorial da revista; adotar os processos e procedimentos claros quanto aos aspectos éticos, conflitos de interesse e estar de acordo com as políticas de compliance da instituição à qual a revista é afiliada; Investigar todas as queixas e ou reclamações originadas pelas submissões, aprovadas ou não, e oferecer aos autores oportunidade de respostas sempre que questionados; posicionar-se imparcialmente, sem discriminação em razão do gênero, orientação sexual, crenças religiosas ou políticas, origem étnica ou geográfica dos autores; ser imparcial e claro na publicação de suplementos patrocinados e/ou qualquer outro patrocínio, para que os artigos sejam considerados para avaliação e aceitos apenas pelo seu mérito acadêmico e científico e sem nenhuma influência comercial; assegurar o acesso aberto e informar em todos os artigos a modalidade da licença Creative Commons adotada pela revista; manter toda a documentação relacionada às submissões à revista.

As responsabilidades do revisor são : Ajudar no processo de tomada de decisão e apoiar a melhora da qualidade do artigo, revisando, criticando e fazendo novas sugestões ao manuscrito de forma objetiva e em tempo hábil; manter a confidencialidade de qualquer informação fornecida pelo editor; vigilância quanto a similaridade e alertar o editor sempre que detectar qualquer semelhança a conteúdo publicado ou estudo em andamento, que venha configurar plágio; certificar que quaisquer potenciais conflitos de interesse (relações financeiras, institucionais, colaborativas ou outras relações entre o revisor e o autor) estejam declarados.

As responsabilidades dos autores são : garantir e declarar que o manuscrito enviado é original e que não foi submetido e/ou aceito para publicação em outra revista; garantir a conformidade dos estudos envolvendo seres humanos ou animais, conforme as leis e requisitos nacionais, locais e institucionais (Declaração de Helsinki (2013), Declaração de Direitos dos Animais (UNESCO, 1978). Submeter ao Comitê de Ética e Pesquisa da Instituição de origem do estudo, bem como na Plataforma Brasil (base nacional e unificada de registro das pesquisas envolvendo seres humanos); declarar os conflitos de interesse mediante documento por escrito e assinado por todos colaboradores; informar os editores-chefe de revista quando identificar erro significativo em sua publicação e fornecer todas as informações necessárias para publicação de errata, retratação e/ou correção; disponibilizar os registros de dados associados ao manuscrito, sempre que solicitados pelo editor; transferência dos Direitos Autorais para a revista. É desejável que o autor mantenha o registro na plataforma Open Researcher and Contributor Identifier (ORCID), no endereço https://orcid.org/signin.

Critérios de Autoria: Todos os autores designados devem se qualificar para a autoria participando suficientemente do trabalho, a fim de se responsabilizarem por seu conteúdo. A autoria inclui contribuições substanciais em: (a) concepção e desenho, análise e interpretação dos dados; (b) redação ou revisão crítica do conteúdo intelectual; (c) aprovação da versão final. Informações adicionais sobre os critérios de créditos de autoria podem ser obtidas em www.icmje.org/ethical_1author.html. A participação na aquisição de recursos, compilação de dados e supervisão geral da equipe de pesquisa não justifica a autoria. O número de autores deve seguir as diretrizes do NML / NIH / Index Medicus que, dependendo do tipo de contribuição, podem ser aumentadas a critério dos editores. 

Submissão

Headache Medicine reserva uma página especial própria para o sistema de submissão eletrônica para manejo do processo editorial dos manuscritos. O sistema permite o gerenciamento completo dos processos, desde a submissão, passando pelo processo de peer review (revisão por pares), duplo-cega, revisão técnica, revisão gramatical, tradução quando necessária e diagramação.

Os manuscritos são recebidos inicialmente pelo escritório editorial, que certifica que todos os documentos estão de acordo; da qualidade das imagens, tabelas e gráficos; e ORCID dos autores, submetidos no sistema eletrônico. Se a documentação não estiver de acordo com as políticas da revista, os manuscritos são devolvidos ao autor correspondente, com data estabelecida para seu retorno.

Os manuscritos são analisados pelo editor-chefe e pelo editor científico. Após aprovação inicial, eles são enviados para os editores associados, nas respectivas áreas dos manuscritos, que analisam sua importância, originalidade e clareza, bem como a relevância do estudo para o conhecimento. Os editores associados rejeitam ou recomendam a continuidade no processo, indicando, no mínimo, dois revisores. Após a revisão pelos pares, o editor-chefe encaminha os manuscritos para o autor correspondente, para correções solicitadas no processo de revisão. Após as correções, os manuscritos são encaminhados para o revisor, para análise das alterações solicitadas.

Os editores-chefes tomam a decisão editorial, com base nas recomendações, e envia os manuscritos para a revisão técnica. Dependendo da opinião técnica, é tomada a decisão final de novas correções técnicas, aceite ou rejeição, sendo esta comunicada ao autor correspondente.

Após esta fase, todos os artigos passam por revisão gramatical e tradução para o inglês quando necessária, e entram em processo editorial.

 

Ética, Plágio e Má Conduta

A Headache Medicine adota procedimentos específicos para respeitar a proteção a propriedade intelectual e combater a prática do plágio nas publicações. Todos os manuscritos submetidos à publicação, após a aprovação final, são analisados no software Turnitin, disponível para acesso da equipe editorial no endereço eletrônico www.turnitin.com. Quando o plágio é detectado no processo de revisão técnica do manuscrito, o autor é notificado, para que as citações plagiadas sejam revistas e a fontes, corretamente citadas. Quando, na análise final de plágio, o índice for superior a 25%, o artigo é rejeitado, sendo o autor e sua respectiva instituição notificados.

Decisões outras quanto à relação ética, má conduta e integridade da pesquisa científica são baseadas nas orientações do Code of Conduct for Journal Editors (COPE), disponível em http://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_Mar11.pdf, e da World Association of Medical Editors (WAME), disponível em http://www.wame.org.

 

Nos trabalhos experimentais envolvendo animais, devem ser respeitadas as normas estabelecidas pelo Guide for the Care and Use of Laboratory Animals (Institute of Laboratory Animal Resources, National Academy of Sciences, Washington, DC, Estados Unidos), de 1996, e pelos Princípios Éticos na Experimentação Animal (Colégio Brasileiro de Experimentação Animal – COBEA, disponível em www. cobea.org.br), de 1991.

Os conceitos emitidos nos manuscritos submetidos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos editores da revista.

 

Diretrizes para qualidade dos manuscritos

A Headache Medicine recomenda que os manuscritos devam estar em conformidade com as diretrizes abaixo antes da submissão dos manuscritos:

  • CONSORT (Consolidated Standards of Reporting Trials)
  • STARD (Standards for Reporting Diagnostic Accuracy Studies)
  • PRISMA (Systematic Reviews and Meta-Analyses)
  • STROBE (Reporting of Observational Studies in Epidemiology)

Headache Medicine é uma revista de acesso aberto e não cobra nenhuma taxa para submissão, revisão, tradução e publicação de artigo. Todos os processos são executados eletronicamente.








SITE MAP

ARTIGOS POR ANO

2018

2017

2016

Anos Anteriores