Termocoagulação por radiofrequência no tratamento da neuralgia do trigêmeo: uma revisão sistemática da literatura

Authors

  • Caio Lellis Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Luiza Campos Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Laura Siqueira Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Aline Braga Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Paulo Diniz Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Ledismar da Silva Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.48208/HeadacheMed.2020.Supplement.47

Keywords:

Português

Abstract

Introdução
A neuralgia do trigêmeo consiste em uma neuropatia que acomete uma ou todas as porções do V nervo craniano, resultando em uma intensa dor facial. Nesse contexto, a termocoagulação por radiofrequência (TRF) consiste em uma técnica que visa destruir, de forma seletiva, as fibras nervosas do grupo C por meio do calor gerado pela radiofrequência. O objetivo desta revisão é analisar a eficácia da termocoagulação como opção terapêutica da NT.
Material e Métodos
Realizou-se uma revisão sistemática da literatura no banco de dados do PubMed, com dos descritores: “Trigeminal neuralgia AND Radiofrequency thermocoagulation”. Foram selecionados apenas os ensaios clínicos e os relatos de caso publicados em inglês nos últimos 10 anos. Excluiu-se os estudos que não se enquadravam nos objetivos, restando 13 estudos para compor a revisão.
Resultados
Um ensaio clínico prospectivo apresentou o desenvolvimento de uma nova técnica de TRF para bloqueio seletivo do nervo trigêmeo V2 em forame rotundo (FR), alternativamente à abordagem clássica do forame oval (FO), concluindo que a nova terapêutica apresenta bom alívio imediato e sustentado da dor. Acerca da abordagem clássica, outro estudo constatou que o RFT está associado a uma elevada taxa de recorrência em pacientes com variações anatômicas do FO, propondo uma técnica acessando o gânglio de Gasser a partir de um ângulo mandibular sob tomografia computadorizada (TC) e orientação de neuronavegação, que pode complementar a TRF. Também, concluiu-se que a TRF se mostrou mais eficaz que a termocoagulação por rizólise percutânea de glicerol anidrido (PRGR) no fornecimento de alívio completo e imediato da dor, sendo que 41% dos pacientes do grupo TRF não exigiram quaisquer medicamentos adicionais durante o período de estudo e 82% relataram alívio significativo da dor, enquanto o grupo do PRGR apresentou apenas 35% e 50%, respectivamente. Ademais, dois estudos apresentaram que a TRF é mais eficaz quando utilizada juntamente com a radiofrequência pulsada (PRF), reduzindo as complicações pós-operatórias e elevando a velocidade de recuperação.
Conclusão
A TRF se mostrou uma opção terapêutica segura e eficaz no manejo da neuralgia trigeminal, sendo que a TC e as técnicas de neuronavegação são recomendadas por conta das variações anatômicas. Além disso, foi proposta uma nova abordagem pelo FR que mostrou resultados significativos na redução da dor quando comparada com a abordagem tradicional pela FO.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

30/11/2020

How to Cite

1.
Lellis C, Campos L, Siqueira L, Braga A, Diniz P, Silva L da. Termocoagulação por radiofrequência no tratamento da neuralgia do trigêmeo: uma revisão sistemática da literatura. HM [Internet]. 2020 Nov. 30 [cited 2021 Jun. 20];11(Supplement):47. Available from: https://headachemedicine.com.br/index.php/hm/article/view/133

Issue

Section

Abstracts

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>