Alongamento e calcificação do processo estilóide em pacientes com distúrbios temporomandibulares, associado a síndrome de eagle: aspectos clínicos e radiográficos

Autores

  • Camilla de Aguiar Universidade Federal de Pernambuco
  • Victor Leonardo de Melo Universidade Federal de Pernambuco
  • Jussara Diana de Melo Universidade Federal de Pernambuco
  • Milena Pinheiro Universidade Federal de Pernambuco
  • José Leonardo Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • Arnaldo Caldas Júnior Universidade Federal de Pernambuco
  • Ricardo Eugenio de Melo Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.48208/HeadacheMed.2020.Supplement.81

Palavras-chave:

Português

Resumo

Introdução
Síndrome de Eagle é caracterizada por uma sintomatologia dolorosa principalmente nas regiões cervical e garganta, de forma crônica associada ao alongamento e calcificação do processo estilóide. De etiologia incerta, a síndrome acomete ambos os sexos e os sintomas apresentados podem facilmente ser confundidos com outras desordens que atingem a região de cabeça e pescoço, como os Distúrbios da Articulação Temporomandibular, neuralgia do trigêmeo, dor miofacial, entre outras.
Material e Métodos
Estudo transversal, Aprovado pelo comitê de ética local que consistiu na análise de radiografias panorâmicas e prontuários de 1300 pacientes atendidos no Ambulatório de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial da Universidade Federal de Pernambuco até o ano de 2015, aprovado pelo comitê de ética local.
Resultados
Foram estudados 1201 prontuários e radiografias de pacientes na qual correlacionou-se significativa relação da presença da síndrome e as DTMs, contribuindo com o correto diagnóstico e posterior tratamento de ambas as condições. Em sua maioria eram mulheres com 44 anos e o tipo de calcificação mais presente foi a forma completa em ambos os sexos, seguido da forma parcial, de contorno e nodular.
Conclusão
A partir desse estudo pode-se correlacionar que pacientes diagnosticados com DTM, são suspeitos em potencial para desenvolver a Síndrome de Eagle, visto que a calcificação e alongamento faz-se presente com maiores porcentagens que em pessoas sem DTM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-11-30

Como Citar

1.
Aguiar C de, Melo VL de, Melo JD de, Pinheiro M, Souza JL, Caldas Júnior A, Melo RE de. Alongamento e calcificação do processo estilóide em pacientes com distúrbios temporomandibulares, associado a síndrome de eagle: aspectos clínicos e radiográficos. Headache Med [Internet]. 30º de novembro de 2020 [citado 23º de novembro de 2024];11(Supplement):81. Disponível em: https://headachemedicine.com.br/index.php/hm/article/view/168

Edição

Seção

Resumo Congresso Cefaleia 2024

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)