Comprometimento auditivo na migrânea vestibular

Authors

  • Thays Fernanda dos Santos UNIFESP
  • Fernanda Thaysa dos Santos UNIFESP
  • Leticia Boari UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.48208/HeadacheMed.2020.Supplement.55

Keywords:

Português

Abstract

Introdução
A migrânea vestibular (MV) é um dos distúrbios vestibulares mais comuns que afetam até 1% da população e 11% dos pacientes com tontura em clínicas especializadas. Dos pacientes com MV, 61% apresentam perda auditiva subjetiva, pressão auditiva e zumbido durante episódios de tontura e dores de cabeça.
Material e Métodos
Projeto aprovado pelo comitê de ética e pesquisa parecer 2.709.353. Estudo prospectivo e transversal com avaliação de pacientes do ambulatório de Otoneurologia do Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital do Servidor Público Estadual- FMO. Pacientes entre 18 e 59 anos com diagnóstico de MV definida segundo os critérios da Bárany Society. Todos os pacientes foram submetidos a um questionário, exame otorrinolaringológico, audiometria vocal e tonal e imitanciometria.
Resultados
Amostra foi composta por 50 pacientes, sendo toda do gênero feminino, com idades variando entre 20 e 58 anos — média de 48,1 anos. Foi realizada análise estatística com teste de Mann-Whitney e X2. A presença de queixa auditiva esteve presente em 76% dos pacientes, sendo o zumbido a queixa mais prevalente, 52% dos indivíduos apresentaram mais que uma queixa auditiva. A perda auditiva esteve presente em 44% dos indivíduos, sendo a maioria de caráter progressivo mostrando-se estatisticamente significante, visto que dos 33 indivíduos sem queixas, apenas oito se enquadrava no grupo acima de 5 anos. Quanto aos exames audiométricos, 58% estavam dentro dos padrões da normalidade.
Conclusão
A migrânea vestibular é uma entidade clinica altamente prevalente, que cursa com comprometimento auditivo em números expressivos, bem como a doença de Meniere, havendo grandes sobreposições nos sintomas cocleovestibulares, o que pode levar a atraso no diagnóstico clínico e tratamento adequado. Avaliar adequadamente os critérios diagnósticos, bem como estudos futuros sobre um padrão de comprometimento auditivo na MV será de grande valia nessa patologia.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

2020-11-30

How to Cite

1.
Santos TF dos, Santos FT dos, Boari L. Comprometimento auditivo na migrânea vestibular. Headache Med [Internet]. 2020 Nov. 30 [cited 2024 Apr. 19];11(Supplement):55. Available from: https://headachemedicine.com.br/index.php/hm/article/view/141

Issue

Section

Abstracts

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.