Uso da acupuntura no manejo da dor em pacientes com neuralgia primária do trigêmeo: revisão sistemática da literatura

Autores

  • Caio Lellis Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Ana Dib Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Jordana Amaral Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Natalia Guisolphi Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Camila Martins Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Lara Clementino Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Ledismar da Silva Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.48208/HeadacheMed.2020.Supplement.1

Palavras-chave:

Neuralgia primária do trigêmeo,, Acupuntura, Dor neuropática

Resumo

Introdução
A neuralgia primária do trigêmeo (NPT) é um tipo de dor neuropática, que causa crises de dor em choque de forte intensidade. Atualmente, o tratamento de escolha padrão é o farmacológico, mas há evidências de que a acupuntura pode ser favorável no manejo desse tipo de dor crônica. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia da acupuntura como tratamento não farmacológico da NPT.
Material e métodos
Foi realizada uma revisão sistemática da literatura no banco do PubMed, com os descritores: Idiopathic Trigeminal Neuralgia* Acupuncture*. Os filtros utilizados foram: ensaios clínicos, metanálises e publicados nos últimos 10 anos (n=14 artigos). Foram excluídos os estudos inconclusos e aqueles que não se enquadravam nos objetivos.
Resultados
Um estudo clínico randomizado apontou a necessidade de no mínimo 10 sessões de acupuntura no tratamento da NPT, sendo que a melhora dos sintomas se destacam após a quinta ou sexta sessão. Também, outro ensaio randomizado, duplo cego, observou redução da dor nos pacientes tratados com acupuntura, bem como manutenção dos resultados por 6 meses sem necessidade de incremento de dose  a terapia farmacológica usual. Além disso, destaca-se seu efeito analgésico para dor miofascial secundária a NPT. Ademais, um estudo de caso controle, com 120 participantes, apontou que a técnica de acupuntura sensibilizada pelo calor, conhecida como moxabustão, apresentou uma taxa de sensibilização em 83,3% dos portadores de NPT, associando-se com redução da dor e melhora na qualidade de vida. Também, foi evidenciado, em outro estudo de caso controle, um decréscimo importante de síndromes dolorosas em pacientes submetidos há pelo menos 6 semanas de acupuntura, em comparação com o grupo controle. No entanto, apesar de apresentar efeitos positivos sobre a NPT, uma metanálise considera que ainda faltam evidências de alto teor científico para se confirmar essa relação. Por fim, outro estudo apontou que tanto a técnica de acupuntura com punção profunda quanto a de punção superficial foram eficazes na redução da dor em pacientes com NPT, sendo que a primeira apresentou resultados mais significativos que a segunda.
Conclusão
A acupuntura se mostrou uma opção terapêutica não farmacológica eficaz e segura no manejo da NPT, sendo a do tipo punção profunda apresentou melhores resultados em relação à superficial. Ainda assim, torna-se necessário mais estudos com maior rigor científico sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-11-30

Como Citar

1.
Lellis C, Dib A, Amaral J, Guisolphi N, Martins C, Clementino L, Silva L da. Uso da acupuntura no manejo da dor em pacientes com neuralgia primária do trigêmeo: revisão sistemática da literatura. Headache Med [Internet]. 30º de novembro de 2020 [citado 21º de novembro de 2024];11(Supplement):1. Disponível em: https://headachemedicine.com.br/index.php/hm/article/view/86

Edição

Seção

Resumo Congresso Cefaleia 2024