Indicadores de eficiência para cuidados com pacientes atendidos com cefaleia no serviço de emergência

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Resumo

Introdução: a cefaleia está entre as queixas rotineiras nos serviços de emergência. Estima-se que 1 a 4% dos atendimentos sejam por esta causa, o que impacta diretamente nos recursos e na logística hospitalar. O gerenciamento de indicadores possibilita análise detalhada do fluxo de pacientes, apresentando-se como importante ferramenta para a gestão do serviço de saúde.

Objetivo: avaliar indicadores de eficiência para cuidados com pacientes atendidos com cefaleia na emergência de um hospital privado da cidade do Recife.

Método: estudo transversal, realizado em hospital particular da cidade do Recife. Foram utilizados dados do Prontuário Eletrônico do Paciente no período de janeiro a junho de 2024, extraídos por meio de ferramenta baseada em Business Intelligence. Incluíram-se atendimentos com Código Internacional de Doenças: R51, G44.2, G43.0, G43.1 e G43.8, sendo avaliadas idade e sexo dos pacientes, bem como como os desfechos dos atendimentos na emergência. Foram analisados os indicadores: tempo de atendimento, realização de exames, evasão e variação dos atendimentos entre os turnos e dias da semana.

Resultados: a amostra contou com 2.304 pacientes, representando 4,7% dos atendimentos da emergência. A maioria dos pacientes com cefaleia era do sexo feminino (1.726/2.304; 74,9%), com média de idade de 39 anos (mínimo: 18; máximo: 95). Exames de neuroimagem foram realizados por 831 (36%) pacientes, sendo a tomografia de crânio a mais comum (723/928; 77,9%). A taxa de evasão foi de 4,6% e a de internamento 4,2%. O tempo médio de atendimento foi de 2 horas e 58 minutos, aumentando para 7 horas entre os pacientes que evoluíram para internamento. Entre aqueles que realizaram neuroimagem, o tempo foi de 3 horas e 41minutos. O maior número de atendimentos (40%) ocorreu à tarde, das 13 às 19 horas e o menor tempo de atendimento (2 horas e 46 minutos) foi registrado à noite.

Conclusão: a prevalência de atendimentos por cefaleia aconteceu com mulheres, no período vespertino. A elevada utilização de exames de imagem aponta para a necessidade de elaboração de protocolo clínico para otimizar recursos, reduzir tempo de atendimento e a taxa de evasão a fim de melhorar a eficiência do serviço e a satisfação dos pacientes.

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Publicado

2024-08-15

Como Citar

1.
Souza BFN de, Santana CC de L, Andrade JR de, Valença MM. Indicadores de eficiência para cuidados com pacientes atendidos com cefaleia no serviço de emergência. Headache Med [Internet]. 15º de agosto de 2024 [citado 21º de novembro de 2024];15(Supplement):147. Disponível em: https://headachemedicine.com.br/index.php/hm/article/view/1293

Edição

Seção

Resumo Congresso Cefaleia 2024

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