Terapia manual para o controle da dor cervical em pacientes com migrânea crônica.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48208/HeadacheMed.2021.Supplement.32

Palavras-chave:

Migrânea, Técnicas fisioterápicas, Manipulação musculoesquelética

Resumo

Introdução

Migrânea tem alta prevalência, incapacitante, periódica e acomete várias gerações em uma mesma família. Além das dores de cabeça, são prevalentes dores no pescoço e os pontos-gatilho associados.

Objetivo

Tratar os indivíduos com migrânea crônica e cervicalgia, através da técnica de liberação miofascial Fascial Manipulation (FM). Verificar a possibilidade em diminuir a frequência, duração e intensidade de dores de cabeça após a realização da terapia manual e a quantidade de consumo de analgésico após o tratamento.

Método

Estudo natural em ensaio clínico experimental, analítico - projeto piloto (n-36) em abordagem terapêutica no tratamento intervencionista da (FM) em voluntários. Randomizado, com três grupos (grupo tratamento com a técnica mais medicação preventiva, grupo massagem placebo mais medicação preventiva e grupo controle somente medicação preventiva). Optou-se pela padronização dos medicamentos, o fármaco succinato de sumatriptana (50 mg) mais naproxeno sódico (500 mg) e o topiramato com dose de ascensão, única e diária de 25mg, elevando-se para 100mg em duas doses dia, ou maior dose tolerável.  Longitudinal com avaliação independente e reavaliações com algometria. A inclusão é através do diagnóstico dado pelo neurologista, que selecionam voluntários conforme a classificação internacional das cefaleias da IHS 2018. Os desfechos primários serão reduzir as dores de cabeça através da diminuição da percepção da intensidade, frequência e duração da dor pelo diário de cefaleia, ficha (VAS) e ficha de controle de fármacos. Redução das dores cervicais miofasciais, pelo questionário Brasil-nbq e algometria de músculos e nervos por algômetro digital sueco Somedic Sales AB. Melhora na qualidade de vida pelo questionário Whoqol-bref, melhora do impacto na incapacidade pela migrânea pelo questionário MIDAS. Melhora do apertamento dentário (noturno e diurno) por inventário. Melhora das amplitudes de movimentos das articulações altas da coluna cervical pela avaliação de fleximetria (flexion rotation test).

Resultados e Conclusões

Estudo em andamento até o momento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-11-19

Como Citar

1.
Stadler D, Kowacs PA, Ferreti LA, Hussein MA, Santos PSF, Piovesan EJ. Terapia manual para o controle da dor cervical em pacientes com migrânea crônica. Headache Med [Internet]. 19º de novembro de 2021 [citado 21º de novembro de 2024];12(Supplement):32. Disponível em: https://headachemedicine.com.br/index.php/hm/article/view/556

Edição

Seção

Resumo Congresso Cefaleia 2024

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>