Hemicrania persistente como manifestação inicial da síndrome de Ramsay Hunt
DOI:
https://doi.org/10.48208/HeadacheMed.2021.Supplement.46Palavras-chave:
Paralisia facial, Herpes-zóster, CefaleiaResumo
Introdução
A síndrome de Ramsay-Hunt também chamada de zoster otico é uma complicação rara do herpes-zóster em que ocorre reativação de uma infecção latente pelo vírus varicela-zóster no gânglio geniculado. A síndrome é caracterizada por paralisia do nervo facial periférico acompanhada por uma erupção vesicular eritematosa na orelha ou na boca. É a segunda causa mais comum de paralisia facial periférica não traumática.
Objetivos
Apresentar um caso atípico da síndrome de Ramsay Hunt com presença de cefaleia.
Material e Métodos
Relato de uma mulher de 69 anos que apresentou início subagudo de hemicrania à esquerda de intensidade moderada a forte sem sinais autonômicos. Oito dias após o início da cefaleia, ela apresentou paralisia facial periférica e após 4 dias, notou o aparecimento de vesículas no lado esquerdo do ouvido e dor ao engolir. Ela desenvolveu náusea com vários episódios de vômito e desequilíbrio importante que tornava a marcha impossível.
Resultados
No exame físico ela apresentou vesículas na orelha esquerda e orofaringe, paralisia facial periférica esquerda (House Brackmann grau IV), hipoacusia esquerda, nistagmo e marcha vestibular. A tomografia do cérebro e a análise do líquido cefalorraquidiano não mostraram anormalidades.
Conclusões
A infecção envolve principalmente os nervos facial e vestibulococlear, causando paralisia facial periférica, otalgia e perda auditiva. Os sintomas vestibulares são raros e o início da síndrome com cefaleia persistente, como relatado, é extremamente atípico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.