O uso de acupuntura e terapias integrativas no tratamento da síndrome da disfunção na articulação temporomandibular
DOI:
https://doi.org/10.48208/HeadacheMed.2020.Supplement.84Palavras-chave:
PortuguêsResumo
Introdução
Os distúrbios temporomandibulares (DTM) são caracterizados por vários sinais e sintomas de dor e disfunção, que ocorrem em todas as áreas da face, do pescoço, do temporal, occipital e zona frontal da cabeça, e até mesmo no aparelho auditivo. A acupuntura é uma terapia milenar, parte da Medicina Tradicional Chinesa, com mecanismos de ação energéticos e com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, ansiolíticas, miorrelaxantes e ativadoras da função imunológica, que pode ser um bom instrumento para melhora desses distúrbios.
Material e Métodos
Ensaio Clinico Randomizado, aprovado pelo comitê de ética local em que foram selecionados 50 pacientes dentre os pacientes atendidos no Ambulatório de CTBMF da UFPE que foram diagnosticados com DTM. Foram randomizados 25 pacientes destes a afim de utilizar da acupuntura para analisar a melhora na sintomatologia dolorosa, conjuntamente foram analisados outros 25 pacientes que foram tratados com o uso das terapias convencionais.
Resultados
A demostrou que a técnica da acupuntura ofereceu ao paciente uma melhor qualidade de vida, alivio das dores na ATM, mudança da qualidade da dor e diminuição de pontos-gatilhos, tudo isso em menos sessões e menor tempo de tratameto em relação as técnicas convencionais.
Conclusão
A pesquisa demostrou um excelente resultado da técnica de acupuntura, que além de ser menos invasiva, se demonstrou altamente eficaz no tratamento da DTM.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Headache Medicine
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.