Cluster-Tic Syndrome secundária à compressão neurovascular, um relato de caso.

Autores

  • Pedro Neri Sócio
  • Pedro Rubens Araujo Carvalho
  • Raimundo Neudson Maia Alcantara
  • Mario Hermes Rios França
  • Luiz Gonzaga Nogueira Junior
  • Morgana Feitosa de Queiroga
  • Enzo Lima Alcântara Parente
  • Rafaella Iughetti da Costa
  • João Vítor Moreira Nogueira
  • Renata de Oliveira Carvalho

Resumo

Introdução: Quando ocorre associação entre cefaleias em salvas e neuralgia do trigêmeo podemos caracterizar como Cluster-Tic Syndrome, no entanto, sua apresentação é heterogênea existindo casos em que alguma das 2 condições se sobressai.

 

Objetivo:  Discorrer sobre a longa jornada de um paciente até o diagnóstico de Cluster-Tic Syndrome.

 

Paciente de 58 anos, há mais de 10 anos, refere cefaléia diária e intensa, em choque, com duração de 30 minutos, em território de V2 à esquerda, com irradiação para lábio superior e olho ipsilaterais. Relata ter procurado atendimento odontológico, realizando extrações dentárias e laserterapia sem melhora. Foi referenciada ao neurologista por aumento da frequência e piora da dor, tornando-se incapacitante, associada a sintomas ipsilaterais, como hiperemia conjuntival, lacrimejamento, rinorréia, edema periorbital e ptose. No atendimento foi realizado Headache Impact Test (HIT-6) que evidenciou impacto severo (73 pontos). Devido ao quadro álgico, fez uso de diversas medicações profiláticas (carbamazepina, lamotrigina e pregabalina) e abortivas (AINEs, O2 e corticóides) foram administradas sem resposta adequada na prevenção ou melhora da dor. Foi realizada ressonância magnética de crânio, na qual evidenciou-se contato de alça vascular com nervo trigêmeo ipsilateral. Nesse sentido, foi realizado o diagnóstico de Cluster-Tic com cefaleia em salvas como principal entidade, nesse contexto, foi realizado o direcionamento do tratamento com a utilização de verapamil. A paciente foi referenciada para neurocirurgia para avaliação de intervenção cirúrgica.

 

Conclusão: A Cluster-Tic Syndrome é uma entidade extremamente incapacitante devido a intensidade da dor e o seu difícil diagnóstico, o que gera muitos anos de baixa qualidade de vida aos pacientes, além disso, pode ser de difícil controle também, principalmente nos casos secundários, sendo necessário tratar a causa base para melhora dos sintomas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-08-15

Como Citar

1.
Neri P, Carvalho PRA, Alcantara RNM, França MHR, Junior LGN, Queiroga MF de, Parente ELA, Rafaella Iughetti da Costa, Nogueira JVM, Carvalho R de O. Cluster-Tic Syndrome secundária à compressão neurovascular, um relato de caso. Headache Med [Internet]. 15º de agosto de 2024 [citado 24º de novembro de 2024];15(Supplement):100. Disponível em: https://headachemedicine.com.br/index.php/hm/article/view/1232

Edição

Seção

Resumo Congresso Cefaleia 2024

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2