Experiences in seeking professional care for individuals with temporomandibular disorders: a qualitative study

Autores

Palavras-chave:

Temporomandibular Dysfunction, Qualitative Research, Motivation

Resumo

Introdução: As disfunções temporomandibulares (DTM) são um grupo de condições musculoesqueléticas e neuromusculares que envolvem as articulações temporomandibulares, músculos mastigatórios e tecidos associados. Essa condição afeta aproximadamente 10% da população e desses até dois terços procuram cuidados profissionais. Porém, não é incomum encontrar dificuldades ao buscar um profissional especialista para obter informações adequadas e receber cuidados em tempo hábil. 

Objetivo: Relatar as vivências de indivíduos com DTM dentro do serviço de saúde e compreender suas percepções quanto a busca e o atendimento profissional especializado.

Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, de acordo com o COREQ e SRQR, aprovado pelo CEP (CAAE: 67213923.0.0000.5440 ), que entrevistou 12 indivíduos com idade entre 18 e 40 anos, com diagnóstico de DTM segundo o DC/TMD. Foi realizada uma entrevista semiestruturada, gravada e transcrita. Foi utilizada a análise temática e a codificação indutiva.

Resultados: A partir dos dados das entrevistas foram estabelecidos dois temas: 1) Vivências relacionadas ao serviço de saúde e 2) Motivações para a busca de um profissional. Foi relatado pelos pacientes a dúvida sobre qual profissional devem procurar para relatarem seus sinais e sintomas relacionados à DTM, e ainda a dificuldade de encontrar profissionais especializados no atendimento da disfunção e o custo elevado do acesso a esses profissionais quando encontrados. Os pacientes ainda relataram as expectativas que os mesmos possuem quanto a um bom atendimento e tratamento que seja voltado para a resolução do seu problema e que a conduta profissional também seja baseada no diálogo, na orientação e explicação sobre a disfunção e na parceria entre profissional e paciente para traçarem um melhor plano de tratamento. 

Conclusão: Os relatos mostram a dificuldade de se encontrar um profissional especializado para atender as queixas relacionadas à DTM e o quanto essa disfunção necessita de uma maior visibilidade quanto a quais profissionais o paciente deve procurar para investigar os seus sinais e sintomas. Além disso, os pacientes descreveram a importância de se ter um atendimento voltado ao diálogo e atenção às queixas que são levantadas, traçando um planejamento de tratamento em conjunto considerando as suas observações e preferências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-08-15

Como Citar

1.
Marçal JCS, Mendes LMR, Dietrich Deitos Rosa M, Menezes LDO, Neves AAD, Florêncio LL, Palacios-Ceña D, Grossi DB. Experiences in seeking professional care for individuals with temporomandibular disorders: a qualitative study. Headache Med [Internet]. 15º de agosto de 2024 [citado 22º de novembro de 2024];15(Supplement):31. Disponível em: https://headachemedicine.com.br/index.php/hm/article/view/1122

Edição

Seção

Resumo Congresso Cefaleia 2024

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2