Experiences in seeking professional care for individuals with temporomandibular disorders: a qualitative study
Palavras-chave:
Temporomandibular Dysfunction, Qualitative Research, MotivationResumo
Introdução: As disfunções temporomandibulares (DTM) são um grupo de condições musculoesqueléticas e neuromusculares que envolvem as articulações temporomandibulares, músculos mastigatórios e tecidos associados. Essa condição afeta aproximadamente 10% da população e desses até dois terços procuram cuidados profissionais. Porém, não é incomum encontrar dificuldades ao buscar um profissional especialista para obter informações adequadas e receber cuidados em tempo hábil.
Objetivo: Relatar as vivências de indivíduos com DTM dentro do serviço de saúde e compreender suas percepções quanto a busca e o atendimento profissional especializado.
Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, de acordo com o COREQ e SRQR, aprovado pelo CEP (CAAE: 67213923.0.0000.5440 ), que entrevistou 12 indivíduos com idade entre 18 e 40 anos, com diagnóstico de DTM segundo o DC/TMD. Foi realizada uma entrevista semiestruturada, gravada e transcrita. Foi utilizada a análise temática e a codificação indutiva.
Resultados: A partir dos dados das entrevistas foram estabelecidos dois temas: 1) Vivências relacionadas ao serviço de saúde e 2) Motivações para a busca de um profissional. Foi relatado pelos pacientes a dúvida sobre qual profissional devem procurar para relatarem seus sinais e sintomas relacionados à DTM, e ainda a dificuldade de encontrar profissionais especializados no atendimento da disfunção e o custo elevado do acesso a esses profissionais quando encontrados. Os pacientes ainda relataram as expectativas que os mesmos possuem quanto a um bom atendimento e tratamento que seja voltado para a resolução do seu problema e que a conduta profissional também seja baseada no diálogo, na orientação e explicação sobre a disfunção e na parceria entre profissional e paciente para traçarem um melhor plano de tratamento.
Conclusão: Os relatos mostram a dificuldade de se encontrar um profissional especializado para atender as queixas relacionadas à DTM e o quanto essa disfunção necessita de uma maior visibilidade quanto a quais profissionais o paciente deve procurar para investigar os seus sinais e sintomas. Além disso, os pacientes descreveram a importância de se ter um atendimento voltado ao diálogo e atenção às queixas que são levantadas, traçando um planejamento de tratamento em conjunto considerando as suas observações e preferências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jene Caroline Silva Marçal, Luana Maria Ramos Mendes, Milena Dietrich Deitos Rosa, Luana Denadai Oliveira Menezes, Andrey Aparecido Dognani Neves, Lidiane Lima Florêncio, Domingo Palacios-Ceña, Debora Bevilaqua Grossi (Author)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.