Expressão do gene CGRP (CALCA) e sua influência nos fenótipos clínicos da migrânea

Autores

Resumo

Introdução: A enxaqueca é uma cefaleia primária incapacitante caracterizada por dor unilateral pulsátil e recorrente, cujo mecanismo fisiopatológico envolve a ativação do sistema trigeminovascular pelo peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP). A expressão do gene CGRP (CALCA) é influenciada por fatores epigenéticos e variação genética, desempenhando papel crucial na promoção da vasodilatação dos vasos meníngeos e na liberação de fatores inflamatórios. Objetivos: Avaliar a expressão de transcritos de mRNA do gene CGRP em participantes com e sem enxaqueca, bem como sua associação com fenótipos clínicos de enxaqueca. Materiais e Métodos: Este estudo caso-controle contou com 45 participantes, incluindo 31 pacientes com enxaqueca e 14 controles saudáveis, atendidos no ambulatório acadêmico da PUC-PR, Londrina-PR, Brasil. Foram coletados dados clínicos, demográficos e antropométricos. Os participantes também preencheram questionários validados sobre incapacidade (MIDAS), impacto da enxaqueca (HIT-6) e presença de alodinia (ASC-12). Para análise molecular, o RNA foi extraído do sangue periférico, seguido da síntese de cDNA utilizando 1,5 μg de RNA total. A reação em cadeia da polimerase quantitativa em tempo real (RT-qPCR) foi realizada com SYBR Green e 200 nM de cada primer para os dois alvos específicos de mRNA e normalizada com o RNA ribossômico 18S como gene de referência. A expressão relativa de CGRP foi avaliada pelo método 2-DDCt. Resultados: Os grupos com enxaqueca e controle foram comparáveis ​​em termos de sexo, idade, etnia e IMC (p>0,05). Entre os pacientes com enxaqueca, 51,6% apresentavam a forma episódica e 67,7% apresentavam aura. Os transcritos gênicos do gene CGRP foram identificados nos leucócitos do sangue periférico de 3/14 pacientes (21,4%) no grupo controle e 6/31 (19,3%) no grupo enxaqueca. O grupo controle teve mediana de 2 (1,5-4,8) Quantificação Relativa - QR comparado ao grupo enxaqueca com 9 (1-20) QR; p=0,548. Não houve associação entre a expressão de mRNA de CGRP e o fenótipo da enxaqueca ou correlação com dias de dor de cabeça, dias de dor incapacitante, pontuações MIDAS, HIT-6 e ASC-12. Conclusão: Houve baixo rendimento na quantificação da expressão de mRNA de CGRP em leucócitos de amostras de sangue periférico. É necessário aumentar o tamanho da amostra e controlar a presença ou ausência de dor no momento da coleta.

 

 

 

 

Palavras-chave: CGRP; Peptídeo Relacionado ao Gene da Calcitonina; Expressão genetica; Distúrbios de dor de cabeça, enxaqueca.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-08-15

Como Citar

1.
Lopes RC, Gâmbaro GA, Silva AV da, Bello VA, Reiche EMV, Oliveira CEC de, Frederico RCP. Expressão do gene CGRP (CALCA) e sua influência nos fenótipos clínicos da migrânea. Headache Med [Internet]. 15º de agosto de 2024 [citado 24º de novembro de 2024];15(Supplement):30. Disponível em: https://headachemedicine.com.br/index.php/hm/article/view/1120

Edição

Seção

Resumo Congresso Cefaleia 2024

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3