Indicadores de eficiência para cuidados com pacientes atendidos com cefaleia no serviço de emergência

Autores

Resumo

Introdução: a cefaleia está entre as queixas rotineiras nos serviços de emergência. Estima-se que 1 a 4% dos atendimentos sejam por esta causa, o que impacta diretamente nos recursos e na logística hospitalar. O gerenciamento de indicadores possibilita análise detalhada do fluxo de pacientes, apresentando-se como importante ferramenta para a gestão do serviço de saúde.

Objetivo: avaliar indicadores de eficiência para cuidados com pacientes atendidos com cefaleia na emergência de um hospital privado da cidade do Recife.

Método: estudo transversal, realizado em hospital particular da cidade do Recife. Foram utilizados dados do Prontuário Eletrônico do Paciente no período de janeiro a junho de 2024, extraídos por meio de ferramenta baseada em Business Intelligence. Incluíram-se atendimentos com Código Internacional de Doenças: R51, G44.2, G43.0, G43.1 e G43.8, sendo avaliadas idade e sexo dos pacientes, bem como como os desfechos dos atendimentos na emergência. Foram analisados os indicadores: tempo de atendimento, realização de exames, evasão e variação dos atendimentos entre os turnos e dias da semana.

Resultados: a amostra contou com 2.304 pacientes, representando 4,7% dos atendimentos da emergência. A maioria dos pacientes com cefaleia era do sexo feminino (1.726/2.304; 74,9%), com média de idade de 39 anos (mínimo: 18; máximo: 95). Exames de neuroimagem foram realizados por 831 (36%) pacientes, sendo a tomografia de crânio a mais comum (723/928; 77,9%). A taxa de evasão foi de 4,6% e a de internamento 4,2%. O tempo médio de atendimento foi de 2 horas e 58 minutos, aumentando para 7 horas entre os pacientes que evoluíram para internamento. Entre aqueles que realizaram neuroimagem, o tempo foi de 3 horas e 41minutos. O maior número de atendimentos (40%) ocorreu à tarde, das 13 às 19 horas e o menor tempo de atendimento (2 horas e 46 minutos) foi registrado à noite.

Conclusão: a prevalência de atendimentos por cefaleia aconteceu com mulheres, no período vespertino. A elevada utilização de exames de imagem aponta para a necessidade de elaboração de protocolo clínico para otimizar recursos, reduzir tempo de atendimento e a taxa de evasão a fim de melhorar a eficiência do serviço e a satisfação dos pacientes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2024-08-15

Edição

Seção

Resumo Congresso Cefaleia 2024

Como Citar

1.
Indicadores de eficiência para cuidados com pacientes atendidos com cefaleia no serviço de emergência. Headache Med [Internet]. 15º de agosto de 2024 [citado 22º de janeiro de 2026];15(Supplement):147. Disponível em: https://headachemedicine.com.br/hm/article/view/1293