Analise das características e distribuição dos tipos de cefaleia relatados nas redes sociais
Palavras-chave:
cefaleia , midia social , dorResumo
Introdução
O diagnóstico de cefaleias é baseado principalmente nas características clínicas relatadas pelos pacientes em relação à ocorrência de suas dores de cabeça. Existe um viés inerente que depende da capacidade do paciente de relatar verbalmente sua experiência e da habilidade do médico em extrair essa informação durante a anamnese. Com a crescente presença da sociedade nas redes sociais, aqueles que sofrem de cefaleias compartilham suas experiências, mas poucos estudos foram realizados utilizando esses dados.
Objetivo
Explorar o uso das redes sociais como fonte de dados para analisar como os pacientes descrevem suas dores de cabeça.
Metodologia
A diversidade de nomenclaturas usadas pelos usuários em uma postagem no Instagram foi avaliada, onde os seguidores foram convidados a descrever na seção de comentários o tipo de dor que sentiam. Os dados foram coletados, inseridos em uma planilha e anonimizados. Foi realizada uma análise descritiva das diversas palavras utilizadas.
Resultados
Foram identificados 175 comentários, dos quais os relatos de 129 indivíduos foram considerados para análise. Apesar de terem sido solicitados a descrever o tipo e as características de sua dor, os usuários relataram outras características não solicitadas, como intensidade e localização. Um total de 58 palavras diferentes foi observado para descrever o tipo de dor. As mais comuns foram latejante (12%), pulsante (7%), pressão (6%), constante (5%) e contínua (5%). 70% relataram mais de uma palavra ou frase para descrever sua experiência com dor de cabeça.
Conclusão
Compreender a terminologia usada para descrever os tipos de cefaleia relatados pelos pacientes é crucial para um diagnóstico e tratamento eficazes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Bruna Dellamonica, Mario Peres (Author)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.






