Hipertensão e enxaqueca: uma análise bibliométrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48208/HeadacheMed.2024.2

Palavras-chave:

Hypertension, Migraine, Headache, Bibliometric analysis

Resumo

Introdução

A hipertensão, ou pressão alta, é um problema de saúde comum e sério. Não apresenta sintomas específicos e por isso é chamado de assassino silencioso. Os ataques de enxaqueca podem ser alarmantes para quem tem hipertensão.

Objetivo

Esta revisão tem como objetivo analisar as tendências de publicações sobre hipertensão e enxaqueca.

Métodos

Esta análise bibliométrica analisou as tendências de publicações sobre hipertensão e enxaqueca. Foi utilizada a base de dados Scopus e aplicada a análise bibliométrica para mostrar os autores mais produtivos, os periódicos que mais contribuíram nesta área, países, instituições e palavras-chave utilizadas. Hipertensão e enxaqueca apresentaram crescimento elevado nos artigos publicados ao longo dos anos.

Resultados

Nos últimos dez anos, de 2013 a 2022, houve um aumento dramático, especialmente nos últimos anos, nas publicações relacionadas com hipertensão e enxaqueca. O maior número de publicações ocorreu nos Estados Unidos, sendo os autores mais produtivos Dodick, D.W. e Pezzini, A., Harvard Medical School tiveram o maior número de artigos publicados; e a revista Headache ficou entre as 10 principais revistas que tiveram publicações sobre o assunto.

Conclusão

A enxaqueca é recentemente considerada um sinal de hipertensão, e esta análise bibliométrica centrou-se no notável interesse que tem surgido na comunidade científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-03-26

Como Citar

1.
Ramadan H. Hipertensão e enxaqueca: uma análise bibliométrica. Headache Med [Internet]. 26º de março de 2024 [citado 22º de novembro de 2024];15(1):2-6. Disponível em: https://headachemedicine.com.br/index.php/hm/article/view/1027

Edição

Seção

Revisões