Hipertensão e enxaqueca: uma análise bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.48208/HeadacheMed.2024.2Palavras-chave:
Hypertension, Migraine, Headache, Bibliometric analysisResumo
Introdução
A hipertensão, ou pressão alta, é um problema de saúde comum e sério. Não apresenta sintomas específicos e por isso é chamado de assassino silencioso. Os ataques de enxaqueca podem ser alarmantes para quem tem hipertensão.
Objetivo
Esta revisão tem como objetivo analisar as tendências de publicações sobre hipertensão e enxaqueca.
Métodos
Esta análise bibliométrica analisou as tendências de publicações sobre hipertensão e enxaqueca. Foi utilizada a base de dados Scopus e aplicada a análise bibliométrica para mostrar os autores mais produtivos, os periódicos que mais contribuíram nesta área, países, instituições e palavras-chave utilizadas. Hipertensão e enxaqueca apresentaram crescimento elevado nos artigos publicados ao longo dos anos.
Resultados
Nos últimos dez anos, de 2013 a 2022, houve um aumento dramático, especialmente nos últimos anos, nas publicações relacionadas com hipertensão e enxaqueca. O maior número de publicações ocorreu nos Estados Unidos, sendo os autores mais produtivos Dodick, D.W. e Pezzini, A., Harvard Medical School tiveram o maior número de artigos publicados; e a revista Headache ficou entre as 10 principais revistas que tiveram publicações sobre o assunto.
Conclusão
A enxaqueca é recentemente considerada um sinal de hipertensão, e esta análise bibliométrica centrou-se no notável interesse que tem surgido na comunidade científica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Heba Ramadan (Author)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.