Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Aceitamos o submissão de manuscritos depositados previamente em um servidor de preprints. O autor deve informar a condição do manuscrito e comprar o depósito em servidor de preprint.
  • O estilo de formatação das citações e referências segue Vancouver com acréscimo do DOI (quando existir) em cada.
  • O uso de ferramentas de Inteligencia Artificial no texto (quando aplicável) segue as recomendações do COPE. https://publicationethics.org/resources/discussion-documents/artifical-intelligence-ai-decision-making

Diretrizes para Autores

Headache Medicine é o periódico oficial da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe). É publicada trimestralmente com o objetivo de registar e divulgar a produção científica e os contributos da comunidade científica na área das cefaleias e dores orofaciais. Os artigos submetidos considerados pelos editores apropriados para publicação na revista serão avaliados por pelo menos dois revisores (single-blind) e então aceitos ou rejeitados de acordo com o sistema de revisão por pares e a opinião do editor.

Observações Gerais
-Manuscritos escritos em inglês são preferidos, mas também serão aceitos aqueles escritos em português e espanhol.
-O título completo e o resumo deverão ser escritos em inglês e português, e o título está limitado a no máximo 50 caracteres.
-É obrigatória a indicação da instituição em que o trabalho foi realizado, bem como o nome completo dos autores, sem abreviaturas. Além disso, a declaração sobre qualquer potencial conflito de interesses e o financiamento devem ser divulgados.
-As contribuições do autores deverão ser declaradas seguindo os 4 pontos de atribuição de autoria contidos no tópico 2 do CrediT (http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsabilidades/defining-the-role-of- autores-e-contributores.html).
O e-mail do autor correspondente deverá ser incluído.
-O manuscrito deverá ser submetido em arquivo Word (espaçamento duplo, Arial ou Times New Roman, fonte 12) e deverá incluir resumos em inglês e português, até 250 palavras e de três a cinco descritores (palavras-chave ou descritores).

A Headache Medicine respeita a Conduta Ética e as Boas Práticas de Publicação (Princípios de Transparência e Melhores Práticas em Publicações Acadêmicas) publicadas pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE), pelo Diretório de Periódicos de Acesso Aberto (DOAJ), pela Associação de Editores Acadêmicos de Acesso Aberto (OASPA). ) e a Associação Mundial de Editores Médicos (WAME), a Declaração de Singapura e Hong Kong sobre Integridade em Pesquisa.

A utilização de ferramentas de Inteligência Artificial no texto deverá ser declarada na carta de apresentação e no processo de submissão (quando aplicável) seguindo as recomendações do COPE. https://publicationethics.org/resources/discussion-documents/artifical-intelligence-ai-decision-making

Referências bibliográficas
As referências devem ser do estilo Vancouver com a adição do número DOI no final. As citações deverão ser numeradas conforme aparecem no texto (download do estilo disponível). Encorajamos o autor a utilizar um gerenciador de referências (Mendeley ou Endnote).

Ilustrações e imagens
O padrão CMYK deve ser utilizado para ilustrações e imagens e a resolução mínima é de 300 dpi. Somente os formatos TIFF, JPG ou CDR serão aceitos. As figuras não devem ser incluídas no texto, mas sim enviadas em arquivos individuais.

Tabelas: As tabelas devem ser numeradas consecutivamente em algarismos arábicos e citadas no texto em ordem numérica. As tabelas devem ser arquivos DOC em vez de arquivos de imagem.

Artigo original
Máximo de 4.000 palavras, incluindo referências. Título em inglês e português e título com até 50 caracteres. Resumo em inglês e português ou inglês e espanhol (até 250 palavras cada). Tabelas, ilustrações e fotografias: até 7. Referências: até 30. O texto deverá ser dividido em seções: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão.

Revisão
Máximo de 5.000 palavras, incluindo referências. Resumo em inglês e português (até 250 palavras cada). Tabelas, ilustrações e fotografias: até 7. Referências: até 100. Título em inglês e português e título até 50 caracteres. Um Artigo de Revisão deve incluir uma síntese e análise crítica de uma área relevante, e não apenas uma descrição cronológica das publicações. Deve ser escrito por pesquisador que tenha contribuições significativas na área específica de cefaleia ou áreas afins.

Relato de caso
Máximo de 1.800 palavras (incluindo referências). Número de autores: até cinco. Resumo em inglês e português ou inglês e espanhol: máximo de 250 palavras cada. Tabelas, ilustrações e fotografias: até 2. Referências: até 20. Título em inglês e português. Além das observações gerais, deve ter pelo menos uma das seguintes características: (a) ser de particular interesse para a comunidade científica; (b) ser um caso raro, particularmente útil para demonstrar mecanismos de doença ou problemas de diagnóstico; (c) apresenta um novo método diagnóstico ou modalidade de tratamento. O texto deverá ser dividido em Introdução, Relato de Caso e Discussão e deverá descrever apenas conclusões bem definidas, inequívocas e relevantes.

Carta ao editor
Máximo de 1000 palavras (incluindo referências). Número de autores: até quatro. Referências: até sete. Título em inglês e português e título com até 50 caracteres. O formato é gratuito e, além das observações gerais, poderá incluir no máximo duas ilustrações (fotografias, tabelas, figuras).

Seção de Imagens
Máximo de 300 palavras (sem resumo). Título em inglês e Português. Uma ou duas imagens e até três autores. Máximo de 3 referências.

 

Revisões

Máximo de 5.000 palavras, incluindo referências. Resumo em inglês (até 300 palavras cada). Tabelas, ilustrações e fotografias: até 7. Referências: até 100. Título em inglês e português e título com até 50 caracteres. Um Artigo de Revisão deve incluir uma síntese e análise crítica de uma área relevante e não apenas uma descrição cronológica das publicações. Deve ser escrito por um pesquisador que tenha contribuições significativas na área específica das Cefaleias ou áreas afins.

Original

Máximo de 4000 palavras, incluindo referências. Título em inglês e em português e título com até 50 caracteres. Resumo em inglês (até 300 palavras cada). Tabelas, ilustrações e fotografias: até 7. Referências: até 30. O texto deve ser dividido em seções: Introdução, Métodos, Resultados e Discussão.

Carta ao Editor

Máximo de 1000 palavras (incluindo referências). Número de autores: até quatro. Referências: até sete. Título em inglês e em português e título com até 50 caracteres. O formato é livre e, além das observações gerais, pode incluir no máximo duas ilustrações (fotografias, tabelas, figuras).

Thesis

Título do Resumo da Tese em Inglês e Português. Máximo de 300 palavras (incluindo palavras-chave). Um autor e um mentor.

Correspondência Clínica

Máximo de 1800 palavras (incluindo referências). Número de autores: até cinco. Resumo em inglês: máximo de 300 palavras cada. Tabelas, ilustrações e fotografias: até 2. Referências: até 20. Título em inglês e em português. Além das observações gerais, deve ter pelo menos uma das seguintes características: (a) ser de especial interesse para a comunidade científica; (b) ser um caso raro, particularmente útil para demonstrar mecanismos de doenças ou problemas de diagnóstico; (c) apresenta um novo método diagnóstico ou modalidade de tratamento. O texto deve ser dividido em Introdução, Relato de Caso e Discussão e deve descrever apenas conclusões bem definidas, não ambíguas e relevantes.

Imagem em Medicina da Cefaleia

Máximo de 300 palavras (sem resumo). Título em inglês e Português. Uma ou duas imagens e até três autores. Máximo de 3 referências.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.