Red Ear Syndrome: Uma síndrome rara associada à cefaleia primária

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48208/HeadacheMed.2021.Supplement.31

Keywords:

Síndrome rara, Cefaleia, Dor orofacial

Abstract

Introdução

A Red Ear Syndrome (RES) é uma afecção rara (cerca de 50 casos idiopáticos foram publicados em 24 anos), de etiologia e tratamentos ainda mal definidos. Caracteriza-se por hiperemia da orelha descrita como uma sensação de queimação, e na maioria dos casos idiopáticos está associada a cefaleia primária, mas pode ocorrer isoladamente.

Objetivo

Reportar um relato de caso sobre a RES em conjunto com enxaqueca.

Material e Métodos

Relato de uma mulher, 31 anos, apresentou-se há 10 anos com dor aguda, edema e eritema acentuado no pavilhão da orelha, ocasionalmente acompanhada por hiperidrose e queimação local. Estes, ocorreram de forma espontânea ou foram induzidos por gatilhos. Durante os ataques, o resfriamento era o único meio de alívio. A paciente relatava associação clara entre a orelha vermelha e algumas crises de enxaqueca. Exames complementares não mostraram anormalidades.

Resultados

O diagnóstico dessa paciente é de RES. Existem duas formas da afecção: idiopática que ocorre mais frequentemente em pessoas jovens, sendo espontânea ou associada a cefaleia; e a forma secundária associada a disfunção da porção superior da coluna cervical ou a disfunção temporomandibular. Acredita-se que a ativação do sistema trigêmino-vascular seja a via comum para ambas as formas.

Conclusões

A incerteza sobre a etiologia desta síndrome é um obstáculo para o tratamento. Novos relatos sobre o distúrbio são importantes para aumentar o conhecimento dos médicos e profissionais da saúde e diminuir o retardo diagnóstico e sofrimento dos pacientes

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

18/11/2021

How to Cite

1.
Baleki J, Bordini CA, Silva Junior HM da. Red Ear Syndrome: Uma síndrome rara associada à cefaleia primária. HM [Internet]. 2021 Nov. 18 [cited 2021 Dec. 1];12(Supplement):31. Available from: https://headachemedicine.com.br/index.php/hm/article/view/555

Issue

Section

Abstracts

Most read articles by the same author(s)