Red Ear Syndrome: A systematic review of a rare syndrome

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48208/HeadacheMed.2021.Supplement.30

Keywords:

Síndrome rara, Cefaleia, Dor orofacial

Abstract

Introdução

A Red Ear Syndrome (RES) é um distúrbio enigmático com aproximadamente 100 casos publicados na literatura. Apesar da variabilidade da apresentação clínica da, os sintomas mais comuns incluem ataques de dor e eritema da orelha. O distúrbio é classificado nas formas idiopática e secundária, frequentemente associada a cefaleias primárias e distúrbios da parte superior da coluna cervical, respectivamente. Tais apresentações possuem diferenças importantes.

Objetivos

Investigar os aspectos fisiopatológicos e clínicos das diferentes formas da RES.

Material e Métodos

Foi realizada uma revisão sistemática da literatura.  Revisamos todos os casos publicados e 53 artigos foram selecionados seguindo as diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis (PRISMA). Todos os 94 pacientes dos relatos de casos coletados foram categorizados em dois grupos: idiopático ou secundário. Os grupos foram analisados separadamente e depois comparados.

Resultados

Em ambos os grupos, há uma prevalência em mulheres, ataques unilaterais são mais comuns, a duração dos ataques pode variar de segundos a horas e podem ocorrer diariamente. No grupo idiopático, 73,7% dos pacientes tinham ataques associados a cefaleias primárias e 20% tinham ambas as condições isoladas, o gatilho mais comum foi o estímulo tátil. Por outro lado, no grupo secundário, o gatilho mais comum foi movimentos da cabeça e pescoço. Além disso, em 61,2% dos casos a dor se estende a outras regiões além da orelha, principalmente nos casos secundários.

Conclusões

O trabalho mostra diferenças clínicas importantes entre RES primária e secundária. Esses resultados impactam no reconhecimento desta condição peculiar e suas variadas manifestações.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

18/11/2021

How to Cite

1.
Borri JB, Bordini CA, Silva Junior HM da. Red Ear Syndrome: A systematic review of a rare syndrome. HM [Internet]. 2021 Nov. 18 [cited 2021 Dec. 1];12(Supplement):30. Available from: https://headachemedicine.com.br/index.php/hm/article/view/554

Issue

Section

Abstracts

Most read articles by the same author(s)