Hemicrania persistente como manifestação inicial da síndrome de Ramsay Hunt

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48208/HeadacheMed.2021.Supplement.46

Keywords:

Paralisia facial, Herpes-zóster, Cefaleia

Abstract

Introdução

A síndrome de Ramsay-Hunt também chamada de zoster otico é uma complicação rara do herpes-zóster em que ocorre reativação de uma infecção latente pelo vírus varicela-zóster no gânglio geniculado. A síndrome é caracterizada por paralisia do nervo facial periférico acompanhada por uma erupção vesicular eritematosa na orelha ou na boca. É a segunda causa mais comum de paralisia facial periférica não traumática.

Objetivos

Apresentar um caso atípico da síndrome de Ramsay Hunt com presença de cefaleia.

Material e Métodos

Relato de uma mulher de 69 anos que apresentou início subagudo de hemicrania à esquerda de intensidade moderada a forte sem sinais autonômicos. Oito dias após o início da cefaleia, ela apresentou paralisia facial periférica e após 4 dias, notou o aparecimento de vesículas no lado esquerdo do ouvido e dor ao engolir. Ela desenvolveu náusea com vários episódios de vômito e desequilíbrio importante que tornava a marcha impossível.

Resultados

No exame físico ela apresentou vesículas na orelha esquerda e orofaringe, paralisia facial periférica esquerda (House Brackmann grau IV), hipoacusia esquerda, nistagmo e marcha vestibular. A tomografia do cérebro e a análise do líquido cefalorraquidiano não mostraram anormalidades.

Conclusões

A infecção envolve principalmente os nervos facial e vestibulococlear, causando paralisia facial periférica, otalgia e perda auditiva. Os sintomas vestibulares são raros e o início da síndrome com cefaleia persistente, como relatado, é extremamente atípico.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

2021-11-18

How to Cite

1.
Leal II NA, Mendes NP, Bolzani CMT, Borri JB, Silva Junior HM da. Hemicrania persistente como manifestação inicial da síndrome de Ramsay Hunt. Headache Med [Internet]. 2021 Nov. 18 [cited 2024 Apr. 16];12(Supplement):46. Available from: https://headachemedicine.com.br/index.php/hm/article/view/549

Issue

Section

Abstracts

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>