Métodos de intervenção terapêutica para alívio da cefaleia do tipo de tensional: uma revisão integrativa
Views: 449DOI:
https://doi.org/10.48208/HeadacheMed.2021.Supplement.41Keywords:
Cefaleia do Tipo Tensional, Terapias Complementares, Tratamento Não FarmacológicoAbstract
Introdução
O manejo da Cefaléia do Tipo Tensional (CTT), dentro de sua complexidade, inclui várias alternativas de tratamento. No Brasil, medicamentos analgésicos autoadministrados são frequentemente usados para interromper o mal-estar. Por outro lado, o uso, a difusão e o devido conhecimento de outros métodos e terapias não medicamentosas disponíveis tornaram-se essenciais para o alívio de quem sofre de dores.
Objetivo
Identificar métodos e terapias não farmacológicas utilizadas em publicações científicas para o alívio e tratamento da CTT.
Método
Estudo de revisão integrativa da literatura, abrangendo o período de 2000 a 2020, com base nas bases de dados bibliográficas PubMed, Science.gov, Web of Science e Portal Regional da BVS. Do volume inicial de 488 registros, após critérios de inclusão e exclusão, resultou 10 artigos originais para análise.
Resultado
O uso de estudos clínicos randomizados prevaleceu. Todos os estudos compuseram uma amostra com maior proporção de mulheres, exceto um. Todos os estudos mostraram resultados positivos de acordo com sua finalidade, revelando formas eficazes de aliviar ou tratar a CTT. Apenas um estudo não apresentou significância estatística.
Conclusão
Terapias como massagem, acupuntura e agulhas secas têm mostrado resultados promissores para intervenção na CTT. A combinação de intervenções e o uso de tecnologias inovadoras se destacaram.