Monitorização não invasiva da pressão intracraniana em pacientes com queixa de cefaleia: série de casos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48208/HeadacheMed.2021.Supplement.39

Keywords:

Complacência intracraniana, Migrânea, Diagnóstico, Tecnologia.

Abstract

Introdução

O aumento da pressão intracraniana (PIC) constitui um conjunto de sinais e sintomas relacionados à alteração do volume e da pressão intracraniana, essas alterações são visíveis em diversas doenças neurológicas, o que inclui a cefaleia. Em pacientes com cefaleia crônica a monitorização da pressão intracraniana é realizada de maneira não invasiva o que traz menores danos ao paciente e rapidez nos resultados. O objetivo deste trabalho é elucidar como a monitorização não invasiva da pressão intracraniana em pacientes com cefaleia é realizada e as conclusões a partir da monitorização.

Metodologia

Estudo de série de casos retrospectiva, onde foram coletados dados clínicos de 32 pacientes atendidos em consultório entre dezembro de 2020 a setembro de 2021, com cefaleia (exceto do tipo enxaqueca), sem restrição de sexo, idade, cor, raça e nível socioeconômico. Todos foram submetidos a monitorização não invasiva da pressão intracraniana por um dispositivo da Brain4care. 

Resultados

Dos 32 pacientes analisados, foi observado que a relação P2/P1 teve seu valor aumentado, com uma média de valores de 1,15 (0,82-1,62). O time to peak teve uma média de 0,23 (0,04-0,34). Esses dados tendem a indicar um aumento da pressão intracraniana e uma diminuição na complacência cerebral em pacientes que relataram queixa de cefaleia. A monitorização não invasiva é importante pois possibilita as medições no consultório, fora do ambiente hospitalar. 

Conclusão

O dispositivo de monitorização não invasiva mostrou uma relação entre o aumento da PIC e a queixa de cefaleia. A vantagem é que a medição pode ser realizada no consultório, utilizando a tecnologia a favor da segurança e conforto do paciente.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

18/11/2021

How to Cite

1.
Cherain LGG, Barbosa MG de S, Francisco GG de OA, Frigieri G, Rabelo NN. Monitorização não invasiva da pressão intracraniana em pacientes com queixa de cefaleia: série de casos. HM [Internet]. 2021 Nov. 18 [cited 2021 Dec. 1];12(Supplement):39. Available from: https://headachemedicine.com.br/index.php/hm/article/view/542

Issue

Section

Abstracts