Prevalência internacional de cefaleia em transtorno depressivo: uma revisão sistemática

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48208/HeadacheMed.2021.Supplement.34

Keywords:

Cefaleia, Depressão, Prevalência, Comorbidade, Cefaleia do tipo tensional

Abstract

Introdução

A cefaleia e o transtorno depressivo estão entre as doenças mais incapacitantes do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. Estudos epidemiológicos e clínicos demonstraram uma associação entre estas duas etiologias, sendo uma associação bidirecional, o que significa que a presença de uma aumenta as chances de desenvolvimento do outra. 

Objetivo

Avaliar a taxa de prevalência internacional de cefaleia no transtorno depressivo. 

Metodologia

Foi realizada uma revisão sistemática da literatura utilizando a estratégia de busca: ("Headache"[Mesh]) AND "Depressive Disorder"[Mesh] nas bases de dados da PUBMED. Não houve restrições de idade, populações, settings, datas e países de origem. Foram selecionados artigos publicados até abril de 2021, em língua inglesa, portuguesa e espanhola. 

Resultados

Nossa estratégia de busca encontrou 275 artigos, dos quais 16 preencheram nossos critérios de inclusão. Quanto ao continente de realização dos estudos, 37.5% foram na América, 37.5% na Ásia e 25% na Europa. Houve uma maior prevalência do gênero feminino com uma proporção de feminino/masculino de 1.45, ressaltando que 25% dos artigos não descreverem os gêneros avaliados. Para o diagnostico de transtorno depressivo 50% dos artigos utilizaram o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais Quarta Edição e para cefaleia 31.5% utilizaram a International Classification of Headache Disorders Second Edition. A mediana de participantes foi de 605.5, variando de 102 a 64.460. A mediana da prevalência foi de 42.4% variando de 15.6 a 90.4%. 

Conclusão

A alta prevalência encontrada reforça a necessidade de prestar maior atenção a essa comorbidade e gerenciar as cefaleias de forma adequada, além do tratamento para o transtorno depressivo.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

17/11/2021

How to Cite

1.
Silva ASM da, Marco CO de, Moura W da S, Carvalho YVN de, Irber FM, Oliveira VC de, Castaldelli-Maia JM. Prevalência internacional de cefaleia em transtorno depressivo: uma revisão sistemática. HM [Internet]. 2021 Nov. 17 [cited 2021 Dec. 1];12(Supplement):34. Available from: https://headachemedicine.com.br/index.php/hm/article/view/536

Issue

Section

Abstracts