Incidência da oscilação postural em adultos jovens com cefaleia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48208/HeadacheMed.2021.Supplement.24

Keywords:

Cefaleia, Desequilíbrio postural, Dor.

Abstract

Introdução

A cefaleia é uma das doenças mais prevalentes e o segundo agravo de saúde mais comum da população mundial. Entre as alterações relacionadas à dor de cabeça, o desequilíbrio postural vem sendo associado à cefaleia devido à hiperatividade da musculatura cervical alterando o centro gravitacional.

 Objetivos

Avaliar a presença de oscilação postural em adultos jovens diagnosticados com cefaleia.

Material e método

Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado no setor de Fisioterapia do NAMI com o parecer ético nº 4.618.892. Foram inclusos pacientes de ambos os sexos, a partir dos 18 anos, com diagnóstico de cefaleia e sem a presença de distúrbios. Para mensurar o impacto da dor de cabeça e da funcionalidade aplicou-se o questionário Questionário Headache Impact Teste (HIT) e por fim, foi utilizado o baropodômetro e a plataforma guiada pelo programa Footwork Pro®. Para analisar a estabilometria, o paciente foi orientado a subir descalço na plataforma, relaxar os braços ao longo do corpo e manter os olhos fechados durante 10 segundos.

 Resultados

A amostra foi composta por 42 pacientes, sendo com predominância do sexo feminino com 85,7% (n=36) com média de idade 30,6 (± 12,9) anos. Em relação as características da cefaleia 71,4% (n=30) relataram dor de intensidade moderada, uma média de 7,02 ± 6,44 de crises por mês e 5,7 ± 6,2 anos com cefaleia. Na estabilometria foi observado uma oscilação anteroposterior de olhos abertos 2,2 ± 1,6 cm e latero-lateral de 1,8 ± 1,7 cm e de olhos fechados anteroposterior 2,7 ± 1,2 cm e latero-lateral 1,7 ± 0,9 cm. Esses dados foram analisados pelo programa SPSS statistic 20.0.

 Conclusão

Foi possivel observar a predominância de cefaleia no sexo feminino com intensidade de dor classificada como moderada e obtendo uma maior oscilação postural anteroposterior na análise de olhos fechados.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

16/11/2021

How to Cite

1.
Freire JB, Toledo A de O, Marinho AMM, Souza A de M e, Moreira LA, Fontenele TM de O, Rela M de OV. Incidência da oscilação postural em adultos jovens com cefaleia. HM [Internet]. 2021 Nov. 16 [cited 2021 Dec. 1];12(Supplement):24. Available from: https://headachemedicine.com.br/index.php/hm/article/view/529

Issue

Section

Abstracts

Most read articles by the same author(s)