O impacto da cefaleia tensional no mundo contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.48208/HeadacheMed.2021.Supplement.21Keywords:
Cefaleia, Cefaleia do tipo tensional, Mundo contemporâneo, Qualidade de vida.Abstract
Introdução
A cefaleia do tipo tensional (CTT) é a cefaleia primária mais prevalente em todo o mundo. Apesar disso, ainda é subdiagnosticada e sub-tratada, gerando grande impacto na qualidade de vida de quem sofre com essa dor, principalmente em casos crônicos.
Objetivos
Revisar a prevalência da CTT e os principais impactos na qualidade de vida dos pacientes.
Material e Métodos
Foi realizada uma revisão bibliográfica de 19 artigos científicos publicados entre 2016 a 2020. As palavras-chave utilizadas foram cefaleia tipo tensional e mundo contemporâneo.
Resultados
A prevalência da CTT ao longo de 1 ano varia entre 38 à 52%, sendo maior em mulheres dos 30 aos 39 anos de idade. Mais de 40% dos pacientes acometidos por CTT episódica frequente referem prejuízo funcional por causa da dor. Indivíduos com CTT crônica chegam a perder três vezes mais dias de trabalho do que aqueles com CTT episódica.
Conclusões
A CTT é uma doença prevalente entre mulheres, com alto impacto na qualidade de vida e produtividade dos pacientes. Sua etiologia é multifatorial, possuindo mecanismos periféricos e centrais, com muitas lacunas acerca de sua fisiopatologia ainda a serem preenchidas.