O impacto da cefaleia tensional no mundo contemporâneo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48208/HeadacheMed.2021.Supplement.21

Keywords:

Cefaleia, Cefaleia do tipo tensional, Mundo contemporâneo, Qualidade de vida.

Abstract

Introdução

A cefaleia do tipo tensional (CTT) é a cefaleia primária mais prevalente em todo o mundo. Apesar disso, ainda é subdiagnosticada e sub-tratada, gerando grande impacto na qualidade de vida de quem sofre com essa dor, principalmente em casos crônicos.

Objetivos

Revisar a prevalência da CTT e os principais impactos na qualidade de vida dos pacientes.

Material e Métodos

Foi realizada uma revisão bibliográfica de 19 artigos científicos publicados entre 2016 a 2020. As palavras-chave utilizadas foram cefaleia tipo tensional e mundo contemporâneo.

Resultados

A prevalência da CTT ao longo de 1 ano varia entre 38 à 52%, sendo maior em mulheres dos 30 aos 39 anos de idade. Mais de 40% dos pacientes acometidos por CTT episódica frequente referem prejuízo funcional por causa da dor. Indivíduos com CTT crônica chegam a perder três vezes mais dias de trabalho do que aqueles com CTT episódica.

Conclusões

A CTT é uma doença prevalente entre mulheres, com alto impacto na qualidade de vida e produtividade dos pacientes. Sua etiologia é multifatorial, possuindo mecanismos periféricos e centrais, com muitas lacunas acerca de sua fisiopatologia ainda a serem preenchidas.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

11/11/2021

How to Cite

1.
Bosso LMC, Freitas MAT, Cano VC, Gomide PCP. O impacto da cefaleia tensional no mundo contemporâneo. HM [Internet]. 2021 Nov. 11 [cited 2021 Dec. 1];12(Supplement):21. Available from: https://headachemedicine.com.br/index.php/hm/article/view/520

Issue

Section

Abstracts