Cefaleia ocasionada por uso prolongado de EPI em profissionais da saúde na pandemia da Covid-19

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48208/HeadacheMed.2021.Supplement.12

Keywords:

Cefaleia., Covid19, Equipamento de proteção individual

Abstract

Introdução

Os equipamentos de proteção individual (EPI) fazem parte da rotina de trabalho dos profissionais de saúde. Durante a pandemia da Covid-19, a utilização foi intensificada e prolongada. A cefaleia é observada com frequência em profissionais de saúde pelo estresse e sobrecarga laboral.  No presente estudo, exploramos a cefaleia por pressão externa associada ao uso prolongado de EPI. 

 

Objetivo

Investigar a associação de cefaleia ao uso prolongado de EPI em profissionais da saúde durante a pandemia da Covid-19. 

 

Material e Métodos

Trata-se de uma revisão narrativa da literatura. Utilizamos as bases de dados da PubMed e Web of Science. Os descritores de busca foram: “Headache”, “Mask N95”, “Face shield”, “Protective goggles” e “Personal protective equipament”. Como critério de inclusão, resgatamos somente artigos originais completos. A análise foi realizada por 2 pesquisadoras. 

 

Resultados e Discussões

Inicialmente, foram resgatados 38 estudos, sendo 28 excluídos por não atenderem aos critérios de elegibilidade, sendo o produto 10 artigos. Foi observado que o uso ininterrupto do EPI por 4 horas pode causar eventos adversos. A cefaleia foi o evento presente em todos os estudos (n=10/10). Um deles, atribuiu a cefaleia pré-existente como fator que contribui para intensificar a cefaleia por pressão. Outros eventos foram relatados como: marcas e vermelhidão na pele por pressão do EPI; concentração reduzida; falta de ar. A máscara N-95 foi o EPI mais utilizado (n=10/10), seguido dos óculos de proteção (n=6/10) e face shield (n=3/10). A cefaleia foi observada com frequência mulheres e com episódios variáveis de até 6 eventos por mês. As regiões frontal e bi-temporal foram apontadas como locais de dor, que coincidem com as amarrações do EPI. 

 

Conclusões

A cefaleia por pressão externa tem relação com o uso de EPI, o material de ajuste dos equipamentos é desconfortável, somado a rotina de estresse e longas jornadas de trabalho.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

2021-11-10

How to Cite

1.
Ribeiro EC de O, Santos ERR dos, valença marcelo M. Cefaleia ocasionada por uso prolongado de EPI em profissionais da saúde na pandemia da Covid-19. Headache Med [Internet]. 2021 Nov. 10 [cited 2024 Mar. 28];12(Supplement):12. Available from: https://headachemedicine.com.br/index.php/hm/article/view/512

Issue

Section

Abstracts

Most read articles by the same author(s)

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >>