Otalgia e a sua relação com os distúrbios temporomandibulares: aspectos clínicos e radiográficos

Authors

  • Camilla de Aguiar Universidade Federal de Pernambuco
  • Victor Leonardo de Melo Universidade Federal de Pernambuco
  • Rodrigo Henrique de Melo Universidade Federal de Pernambuco
  • Nely Dulce Freitas Universidade Federal de Pernambuco
  • Milena Pinheiro Universidade Federal de Pernambuco
  • José Leonardo Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • Ricardo Eugenio de Melo Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.48208/HeadacheMed.2020.Supplement.85

Keywords:

Português

Abstract

Introdução
Os distúrbios temporomandibulares (DTM) são caracterizados por vários sinais e sintomas de dor e disfunção, que ocorrem em todas as áreas da face, do pescoço, do temporal, occipital e zona frontal da cabeça, e até mesmo no aparelho auditivo que tem como principais sintomas a otalgia, zumbido, estalos e perda de audição.
Material e Métodos
Estudo Trasversal, Aprovado pelo comitê de ética local que consistiu na análise dos prontuários e exames de imagem de 3700 pacientes atendidos no Ambulatório de CTBMF da UFPE nos anos de 2012-2019, com objetivo de traçar um perfil dos pacientes com sintomas otológicos e disfunções temporomandibulares.
Resultados
A pesquisa teve um total de 3.418 pacientes da pesquisa que um total de 53,04% pacientes não apresentou queixa ou sintomatologia clínica e/ou aspectos radiográficos de DTM, sendo excluídos da pesquisa. Assim o total de pacientes analisados que fizeram parte do estudo foram um total de 1605 prontuários. Na qual eram maioria do sexo feminino, com uma média de 38 anos de idade com sintomas mais prevalentes de cefaléia, dor orofacial e otalgia. Nos achados clínicos era prevalente a ausência dentária e subluxação da articulação. Já nos achados radiográficos a calcificação do ligamento estiloide bilateral era a mais frequente.
Conclusão
Demostrou a prevalência dos achados clínicos e radiográficos dos pacientes com DTM, podendo assim delimitar um diagnóstico dos futuros pacientes e melhor tratamento.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

2020-11-30

How to Cite

1.
Aguiar C de, Melo VL de, Melo RH de, Freitas ND, Pinheiro M, Souza JL, Melo RE de. Otalgia e a sua relação com os distúrbios temporomandibulares: aspectos clínicos e radiográficos. Headache Med [Internet]. 2020 Nov. 30 [cited 2024 Mar. 28];11(Supplement):85. Available from: https://headachemedicine.com.br/index.php/hm/article/view/172

Issue

Section

Abstracts

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)