Evaluation of immediate efficacy of transcutaneous electrical nerve stimulation (tens) in individuals with chronic migraine: a randomized clinical trial
Abstract
INTRODUÇÃO : A enxaqueca é uma cefaleia primária considerada crônica quando ocorre por mais de 15 dias por mês. Muitos recorrem a medicamentos, que muitas vezes apresentam contraindicações e efeitos adversos. Portanto, é necessária a investigação de tratamentos alternativos, como a estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), método analgésico não farmacológico. Ensaios clínicos demonstraram que a TENS é bem tolerada e segura para pacientes com enxaqueca, e meta-análises indicaram que reduz o número de dias de dor de cabeça. Entretanto, a maioria dos estudos avalia a eficácia da TENS em longo prazo, carecendo de informações sobre seus efeitos em curto prazo.
OBJETIVO : Analisar se a TENS proporciona benefícios em indivíduos com enxaqueca crônica imediatamente após uma única aplicação.
MÉTODOS : Ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo. Os pacientes elegíveis foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos: TENS ativa e TENS placebo. Os indivíduos receberam terapia por 30 minutos, com frequência de 4 Hz ou 100 Hz, duração de pulso de 100 µs e eletrodos colocados nos músculos frontal e trapézio superior bilateral. Desfechos: limiar de dor à pressão (algometria), amplitude de movimento cervical (inclinometria) e intensidade da dor durante crises de cefaleia em participantes que as apresentaram no dia da aplicação atual (Escala Numérica de Dor). Além disso, foi mensurada a intensidade da dor durante movimentos da região cervical em participantes que relataram dor durante flexão, extensão, flexão para direita e esquerda e rotação para direita e esquerda no dia da aplicação (Escala Numérica de Dor). Todas as variáveis foram avaliadas antes e após o tratamento.
RESULTADOS : Trinta e cinco pacientes foram incluídos no estudo, sendo 18 no grupo TENS ativa e 17 no grupo TENS placebo. Não houve diferenças significativas entre os grupos em relação ao limiar de dor à pressão ou amplitude de movimento cervical. Nem todos os participantes estavam apresentando crise de cefaleia ou dor de movimentação cervical. Além disso, não houve diferenças significativas entre os grupos na intensidade da dor de cabeça ou na dor do movimento cervical.
CONCLUSÃO : Portanto, uma única aplicação de TENS em frequência mista não proporciona benefícios imediatos no alívio da dor em indivíduos com enxaqueca crônica.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Maria Ivone Oliveira Dantas, Thiffani Santos Aragão , Josimari Melo DeSantana, Ingrid Kyelli Lima Rodrigues, Isaac Rafael Silva Lima, Anne Carolline de Freitas Souza, Tauane Grasiela dos Santos Silva, Júlia Gabriely Correia Santos (Author)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.